No Dia da Língua Portuguesa, Capitão Alden repudia uso da “linguagem neutra”

|

 

Fazendo menção ao Dia da Língua Portuguesa, que é celebrado nesta quinta-feira (5), o deputado estadual Capitão Alden (PL) relembrou um Projeto de Lei de sua autoria, protocolado sob o nº 24.020/2020 na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que veda expressamente às instituições de ensino e bancas examinadoras de seleções e concursos públicos a utilização de novas formas de flexão de gênero e de números das palavras d/a língua, em contrariedade às regras gramaticais consolidadas. 


Alden, que foi o primeiro parlamentar a propor tal projeto, enfatizou que o objetivo da proposição é justamente “impedir aventuras ideológicas, tênues e isoladas de determinados grupos que tentam atribuir força através de uma visão linguística que reconheça no português um terceiro gênero, o ‘neutro’”. 


“Se hoje é um dia para celebrarmos a nossa língua, nada melhor do que protegê-la. Querem assassinar o português para atender grupos ideológicos que buscam desvalorizar não só a nossa cultura, mas também a família e princípios conservadores”, reiterou o deputado. 


A linguagem neutra, para Alden, está “gerando condições inéditas de amplitude de opções, fazendo com que a comunidade de valores, sentimentos, ideias e hábitos perca eficácia, desfavorecendo assim a compreensão comum de fatos políticos, a comunhão de certos sentimentos sociais, a hierarquização dos valores segundo uma escala compartilhada por todos, enfim, prejudicando a capacidade de ação conjugada da sociedade e da cooperação social”.


A imposição de padrões linguísticos inexistentes, no entendimento do parlamentar, cria “precedentes para violar todo o arcabouço jurídico da educação, além de se revelar como uma visão distorcida da realidade, com único objetivo: promover a desordem ampla e generalizada nos conceitos linguísticos, além de assolar a língua, e por consequência se destrua a memória e a capacidade crítica das pessoas”.

0 comentários:

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Ubatã Sul Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

 

©2011 Ubatã Sul Notícias: Confiança e credibilidade nas notícias | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora