Preocupante: Veterinário chinês morre após ser infectado se tornando 1ª morte de um humano devido a vírus raro de macaco

|

Infecção pelo vírus do macaco B ou herpes B transmitido é raro Foto: Wikipedia / Creative Commons / Reprodução

Vítima trabalhava em um instituto de pesquisa especializado em reprodução de primatas quando contraiu a doença

PEQUIM - Um médico veterinário, de 53 anos, morreu após contrair um vírus raro de um macaco, conhecido como "vírus do macaco B" ou herpes B. Autoridades de saúde chinesas afirmaram que o homem foi o primeiro caso no país.

Segundo o Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças, ele trabalhava em um instituto de pesquisa especializado em reprodução de primatas e havia atuado na dissecação de dois macacos mortos em março. Ele apresentou sintomas como náuseas, vômitos e febre em abril, e morreu em 27 de maio. Após diversos exames foi encontrado o vírus B do macaco no sangue e saliva do paciente. Outras duas pessoas que tiveram contato também fizeram testes, no entanto, as amostras coletadas deram resultados negativos para o vírus.

Desde o primeiro caso de transmissão de primata para humano em 1932, houve menos de 100 relatos de infecções humanas de herpes B, a maioria detectada na América do Norte, de acordo com Kentaro Iwata, especialista em doenças infecciosas no Japão em entrevista ao Washington Post.

Iwata acrescenta que a doença tende a atacar o sistema nervoso central e causar inflamação no cérebro, o que leva à perda de consciência. Se não for tratada, a taxa de mortalidade é de 80%.

Cientistas, pesquisadores e veterinários são as vítimas mais comuns da doença, e ela geralmente se espalha a partir de mordidas, arranhões ou exposição aos tecidos do cérebro e da medula espinhal, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). (O Globo)

Publicidade Ubatã Sul Notícias



0 comentários:

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Ubatã Sul Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

 

©2011 Ubatã Sul Notícias: Confiança e credibilidade nas notícias | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga -Ícone Produtora