"Dasvidaniya" Rui Costa: Consórcio Nordeste anuncia a suspensão da compra de doses da vacina Sputnik-V

|


O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), anunciou nesta quinta-feira (5) a suspensão da importação da Sputnik-V, contra Covid-19. O comunicado aconteceu após a reunião entre o consórcio e o Fundo Soberano Russo.


Dias explicou que o acordo que previa a compra de 37 milhões de doses da vacina foi suspenso pelo Governo da Rússia, porque não obter não obteve uma licença excepcional de importação e a Sputnik V não foi incluída no Plano Nacional de Imunização, além das novas limitações impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A primeira entrega, de aproximadamente 1 milhão de doses para seis estados do Nordeste, estava prevista para acontecer semana passada. O Fundo Soberano Russo informou que as vacinas que seriam destinadas para o Brasil serão enviadas agora para o México, Argentina e Bolívia, e que, assim que o Brasil decidir, as vacinas estarão disponíveis para envio imediato.

Países da América Latina tem enfrentado problemas na aplicação de doses de reforço da vacina contra a Covid-19 Sputnik V por escassez de doses. A informação é da Agência AFP. A vacina russa foi o primeira a chegar à Argentina, em dezembro de 2020, e em seguida a outros países da América Latina. Passados oito meses, a escassez das segundas doses pressiona os governos latino-americanos, destaca a reportagem.

Diante do cenário, a maioria dos países latino-americanos adotou a estratégia de estender o prazo de espera entre as doses. Conforme a AFP, o prazo foi alongado do mínimo de 21 dias para um máximo de 90. Ainda assim, o problema de escassez de doses permanece.

0 comentários:

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Ubatã Sul Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

 

©2011 Ubatã Sul Notícias: Confiança e credibilidade nas notícias | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga -Ícone Produtora