1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente abordará emergência climática e transformação ecológica

|


A cidade de Jequié, na Bahia, sediará no dia 5 de dezembro de 2024, a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente do Território Médio Rio das Contas. O evento ocorrerá no CEEP Régis Pacheco, situado na Rua XV de Novembro, no centro da cidade, das 9h às 17h. Com o tema central "Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica", a conferência pretende debater soluções e estratégias para os desafios ambientais enfrentados pela região.


A programação está estruturada em torno de cinco eixos temáticos:


1. Mitigação e Redução dos Gases de Efeito Estufa, com palestra da Prof.ª Dr.ª Rita Queiroz, do IFBA.


2. Adaptação e Preparação para Desastres, liderada por Murilo Bulhões, coordenador da Defesa Civil de Jequié.


3. Justiça Climática, com palestra de MSc. Gilvan Mota, do GERC.


4. Transformação Ecológica e Descarbonização, ministrada por Elias Souza, da Fazenda Ouro Fino.


5. Governança e Educação Ambiental – Participação Social, apresentada pela Prof.ª Dr.ª Claudia Coelho, da UESB.


O evento contará com momentos de interação e debate, como a dinâmica sobre os eixos temáticos, a formação de grupos de trabalho (GT) e a plenária para priorização das propostas. Além disso, haverá a eleição das delegações municipais, que ocorrerá às 16h.


A conferência é organizada pelo consórcio CIMURC e conta com o apoio de órgãos como o INEMA, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A iniciativa também envolve a participação de 13 municípios da região: 

Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Gongogi, Ibirataia, Ipiaú, Itagi, Itagibá, Itamari, Jequié, Jitaúna, Nova Ibiá e Ubatã. 


Secretário de Meio Ambiente Urânio Andrade e equipe - Foto: Virgo Lopes

Que contará as presenças do secretário de Meio Ambiente Urânio Andrade, Engenheira Ambiental Lais Oliveira e Alexandre Olegario, Diretor de Departamento de Fiscalização Ambiental.


O evento promete ser um marco na busca por soluções sustentáveis e estratégias integradas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas na região.

(Ubatã Sul)

0 comentários:

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Ubatã Sul Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

 

©2011 Ubatã Sul Notícias: Confiança e credibilidade nas notícias | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga -Ícone Produtora