Ubatã: Santa Cruz terá retorno do sinal somente na próxima semana devido a falha no transmissor

Crédito: Virgo Lopes 

A transmissão da TV Santa Cruz, afiliada regional no sul da Bahia, está temporariamente fora do ar em diversas cidades da região devido a um problema técnico no transmissor responsável pela emissão do sinal. A falha afetou o acesso à programação da emissora em vários municípios.

Crédito: Virgo Lopes 

De acordo com informações divulgadas, o sinal da TV Santa Cruz deve ser restabelecido apenas na próxima semana, o que deixa os telespectadores temporariamente sem acesso à programação. O problema ocorre em um momento de transição do sinal analógico para o digital na Bahia, conforme determinações do Governo Federal.

O desligamento do sinal analógico em 151 cidades do estado, incluindo várias atendidas pela TV Santa Cruz, faz parte do Plano Nacional de Implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T). Entre os municípios afetados pela paralisação temporária do sinal estão Itabuna, Itapebi, Ibirataia, Mascote, Medeiros Neto, Pau Brasil, Santa Cruz da Vitória e Ubatã, conforme informações da Secretaria de Administração do município, que confirmou a situação.

Segundo contato formal da Secretaria de Administração de Ubatã, o retorno do sinal está previsto para a próxima semana. A pasta acompanha de perto o andamento do reparo técnico, com o objetivo de reduzir os impactos para os ubatenses.

Além do problema técnico, está sendo realizada a qualificação e modernização do sinal, processo que faz parte da atualização dos equipamentos transmissores. 

Dependendo do tipo de transmissor instalado em cada localidade, a operação pode levar algum tempo até ser concluída, o que explica eventuais diferenças no prazo de restabelecimento do serviço.

Enquanto o problema no transmissor não é solucionado, os telespectadores que utilizam televisores analógicos podem acompanhar a programação da Rede Bahia por meio do sinal de satélite TVRO, que oferece acesso gratuito a canais abertos em alta definição, desde que possuam antena e receptor compatíveis.

Para os moradores de cidades que já contam com cobertura digital, a recomendação é ajustar a sintonia diretamente no sinal digital. Outra alternativa é acompanhar a programação por meio do streaming Globoplay, que disponibiliza os canais da Rede Bahia gratuitamente, mediante cadastro na plataforma.

A expectativa é que, com a conclusão do reparo técnico e da atualização dos transmissores, o sinal da TV Santa Cruz volte ao ar na próxima semana, normalizando o acesso à programação regional e nacional.

(Ubatã Sul)

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Ubatã Sul Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato