Mundo: Morre médico chinês que alertou mundo sobre coronavírus

|

Foto: O GLOBO
Li Wenliang teria contraído a doença de um paciente e estava internado; ele chegou a ser repreendido pelas autoridades chinesas em dezembro
RIO - O médico chinês Li Wenliang que denunciou alertou o público sobre uma possível doença "semelhante à SARS" em dezembro de 2019 morreu de coronavírus em Wuhan nesta quinta-feira, de acordo com a rede CNN, citando a mídia chinesa.
Li Wenliang foi interrogado pelas autoridades sanitárias chinesas e mais tarde foi convocado pela polícia de Wuhan, epicentro da epidemia, para assinar uma carta de reprimenda na qual ele foi acusado de "espalhar boatos online" e "perturbar gravemente a ordem social".
Li Wenliang foi hospitalizado em 12 de janeiro após contrair o vírus de um paciente. Foi confirmado que ele tinha a doença em 1º de fevereiro.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) fez homenagem ao médico pela sua conta de Twitter. "Estamos profundamente tristes pela morte do Dr  Li Wenliang. Todos precisamos celebrar o trabalho que fez com o #2019nCoV.

Início da epidemia

Matéria do jornal The New York Times relembra o começo da epidemia: Uma doença misteriosa atingiu sete pacientes em um hospital, e um médico tentou alertar seus colegas de faculdade. "Em quarentena no departamento de emergência", escreveu o médico Li Wenliang em um grupo de bate-papo on-line em 30 de dezembro, referindo-se aos pacientes.
"Muito assustador", respondeu um dos integrantes do grupo, antes de perguntar sobre a epidemia que começou na China em 2002 e acabou matando quase 800 pessoas. "O SARS está voltando?"
Fonte: O GLOBO

0 comentários:

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Ubatã Sul Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

 

©2011 Ubatã Sul Notícias: Confiança e credibilidade nas notícias | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga -Ícone Produtora