Banana dá gases? Entenda se a fruta pode gerar flatulência

|

Foto: Reprodução

Você sabia que existem alimentos que causam gases quando consumidos de forma excessiva (ou preparados de forma equivocada)? As leguminosas, em especial, precisam ficar de molho antes do cozimento – caso contrário, não é possível eliminar os antinutrientes, que estimulam a formação de flatulência. Mas e quanto às frutas? É possível que você já tenha ouvido falar que banana dá gases, por exemplo, mas será que isso realmente procede? Para esclarecer essa questão, nós conversamos com a nutricionista Carine Rodrigues, que explicou se a banana pode – ou não – causar flatos abdominais e os benefícios dessa fruta para a saúde. Vale a pena conferir!

É verdade que banana causa gases?

De acordo com a nutricionista Carine Rodrigues, o fato de um alimento causar flatulências está relacionado, muitas vezes, com o excesso e possíveis micronutrientes que não são facilmente absorvidos. “Quando consumida de forma exagerada, a banana pode causar flatulência, pois também é rica em fibras solúveis e amido, que são de difícil digestão”, explica.

Thank you for watching

A boa notícia é que, seguindo um plano alimentar equilibrado, é possível evitar e até mesmo amenizar a dor de gases, sem precisar restringir nenhuma fruta ou leguminosa da dieta. “Os probióticos e alimentos ricos em fibras insolúveis, como os vegetais e os cereais integrais, podem contribuir para uma diminuição da produção de gases e para a saúde das células intestinais. O consumo de chás (erva-doce e hortelã) após as refeições também ajudam a reduzir o desconforto causado pelos gases”, recomenda Carine.

Vale destacar, ainda, que cumprir certos hábitos na hora de comer pode ser decisivo para evitar a formação de flatos. A nutricionista dá ótimas recomendações para evitar esse problema: “Outras dicas que ajudam a diminuir a produção de gases são: evitar beber líquidos durante as refeições, comer devagar, mastigar bem e fazer atividade física regularmente”, afirma.

Banana é rica em potássio, diferentes minerais e vitaminas importantes

Por mais que a banana, quando consumida em excesso, possa causar desconfortos abdominais, ela também traz uma série de benefícios e deve fazer parte da sua dieta. De acordo com a nutricionista, a fruta é altamente nutritiva e pode ser consumida de diferentes formas.

“A banana é uma fruta rica em carboidratos, vitaminas do complexo B, magnésio, potássio e triptofano. Esses nutrientes são importantes para dar energia, fortalecer o sistema imunológico, melhorar o humor e a saúde do coração. A banana também é um alimento muito versátil, pode ser utilizada no preparo de bolos, pães, tortas, shakes, sorvetes e doces dos mais variados tipos. Também pode ser consumida in natura, cozida ou assada”, finaliza a profissional. (Conquiste sua Vida)

Publicidade Ubatã Sul Notícias



0 comentários:

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Ubatã Sul Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

 

©2011 Ubatã Sul Notícias: Confiança e credibilidade nas notícias | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora