SC: Mulher mostra sinal com ‘X’ na mão para denunciar ameaças do companheiro

|

 

Foto: Reprodução


O atendente de uma farmácia em Rio dos Cedros (SC) acionou a polícia após uma mulher, de 40 anos, mostrar a mão com um sinal vermelho com “X”, na sexta-feira (2) . A vítima havia sido ameaçada de morte pelo companheiro, que conseguiu fugir. 

Em depoimento, a mulher contou que ela e a filha de 10 anos eram ameaçadas há anos, mas só desta vez ela conseguiu denunciar. O companheiro, que estava no carro aguardando as duas saírem da farmácia, teria percebido a movimentação e fugiu antes da chegada da polícia.

Na casa dele, a polícia apreendeu uma espingarda e munições. De acordo com a Polícia Civil, a mulher e familiares ameaçados contam agora com medidas protetivas.

Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica

No último dia 1º, o Senado aprovou um projeto de lei para o programa Sinal Vermelho. O objetivo do símbolo é de identificar prontamente uma situação de perigo vivida por uma mulher. Trata-se de um “X”, preferencialmente na cor vermelha, que será facilmente identificável como o sinal de que a mulher está em situação de perigo.

Conforme a relatora do projeto, senadora Rose de Freitas (MDB-ES), a medida já vem sendo conduzida por entidades como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), através da assinatura de convênios e protocolos.

“[Essas entidades] estabeleceram parcerias com redes de farmácias, drogarias e outros tipos de lojas comerciais, a fim de capacitar atendentes para identificar o pedido de socorro de vítimas expresso na forma de um X desenhado nas próprias mãos dela”, explicou Rose de Freitas em seu relatório.

“É que, muitas vezes, a mulher vive em tamanho estado de opressão e medo, sendo tão constantemente vigiada, que não tem liberdade sequer para acionar a polícia ou outros órgãos de atendimento à vítima”, acrescentou.

De acordo com a relatora, a medida ainda tem o desafio da realização de uma campanha que torne o símbolo familiar à vítima, para que lhe ocorra usá-lo em situações de urgência, e facilmente reconhecido como um alerta para aqueles que deverão perceber seu significado e tomar providências.

As informações são do G1.

Com informações da Agência Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Ubatã Sul Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

 

©2011 Ubatã Sul Notícias: Confiança e credibilidade nas notícias | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga -Ícone Produtora