O que fazer se meu WhatsApp for clonado?

|

WhatsApp clonado tornou-se um problema muito comum nos dias de hoje. Várias pessoas são vítimas desse tipo de golpe, onde o intuito do invasor é ganhar algum benefício financeiro com esse tipo de farsa. A boa notícia, no entanto, é que se você perceber alguma atividade suspeita em sua conta, é possível desativar a clonagem! Ficou curioso para saber como? Então continue lendo esse conteúdo!

Como desativar a clonagem do WhatsApp?

Os crimes de clonagem de WhatsApp fazem várias vítimas ao redor do Brasil. Estima-se que cerca de 5.000 pessoas sofrem com esse tipo de crime em todo o país, portanto, muitos se preocupam com essa clonagem.

Esse tipo de crime consiste em clonar o WhatsApp da pessoa para que assim o criminoso possa se passar por ela para pedir dinheiro aos amigos. Logo, tornou-se algo muito comum, por ser fácil clonar o WhatsApp de alguém.

Caso você desconfie que seu WhatsApp foi clonado, então não se preocupe, pois há como resolver essa questão, veja logo abaixo!

Faça a verificação em duas etapas

Ao ver que seu WhatsApp foi clonado, o primeiro passo é fazer a verificação em duas etapas. Esse recurso garante uma segurança maior para a sua conta, pedindo uma senha de seis dígitos.

Essa senha será pedida quando houver alguma tentativa de verificação do número de seu celular no app. Ou seja, sempre que alguém tentar acessar a sua conta no WhatsApp por outro dispositivo, será preciso informar essa senha.

Ao ativar essa senha, você também tem a opção de cadastrar o seu endereço de e-mail, para onde o WhatsApp enviará um link quando quiser desativar a senha. Sendo assim, caso receba um e-mail sem ter solicitado, não clique no link!

Pois, é bem provável que alguém esteja tentando acessar a sua conta. Então, para ativar esse recurso, é só seguir os passos:

  • Acesse o menu de três pontos, localizado no canto superior da tela;
  • Entre em “Configurações” e, em seguida, toque em “Verificação em duas etapas”
  • Selecione a opção “ativar” e insira a senha de 6 dígitos do seu celular;
  • Toque em “Avançar” e confirme o PIN;
  • Logo após, informe um endereço de e-mail para recuperar o acesso;
  • Confirme e salve o seu e-mail e, para finalizar, toque em “Concluído”.

Apague o histórico de mensagens

Se você acha que o seu WhatsApp foi clonado e tem alguém usando sua conta, então uma boa ideia é apagar mensagens de conversas que tenham dados pessoais. Para apagar o histórico dessas mensagens é bem simples:

  • Entre na conversa que deseja apagar;
  • Toque sobre os três pontinhos;
  • Em seguida, toque em “Mais”;
  • Por fim, selecione a opção “Limpar conversa” e confirme a ação.

Desative o WhatsApp Web

Muitas pessoas usam o WhatsApp Web para clonar a conta de alguém no computador. Para evitar que alguém acesse a sua conta dessa maneira, você pode desconectar todos os dispositivos da sua conta:

  • Acesse o menu do WhatsApp;
  • Toque em “WhatsApp Web”;
  • Selecione a opção “Sair de todos os computadores”.

Reinstale o WhatsApp

Por fim, para desativar a clonagem de seu WhatsApp, você deverá desinstalar o app de seu celular e depois baixá-lo de novo. Fazendo isso, o app irá solicitar aquele PIN de verificação em duas etapas, assim como também o SMS de verificação.

Ao fazer esse passo, você irá desativar a clonagem da sua conta em qualquer outro dispositivo, de forma automática.

O que fazer se não funcionar?

Caso esse processo não funcione e você ainda acha que a outra pessoa tem acesso a sua conta, então você pode enviar um e-mail para o suporte do WhatsApp. Informe na mensagem que a sua conta foi clonado ou roubada e envie para: support@whatsapp.com.

Lembre-se de informar o número completo de seu celular e solicitar o bloqueio da conta. Feito isso, o WhatsApp irá bloquear a sua conta em todos os aparelhos que eles estiver sendo usado.

Conclusão

Em suma, o WhatsApp clonado é um problema que causa dores de cabeça para diversas pessoas. A melhor forma de evitar que isso ocorra, é tomando todas as medidas de segurança possíveis. Mas,  caso já tenha caído nessa clonagem, é só seguir esse passos para desativar! E você, já foi vítima desse tipo de crime? Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe o seu comentário conosco!


0 comentários:

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Ubatã Sul Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

 

©2011 Ubatã Sul Notícias: Confiança e credibilidade nas notícias | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga -Ícone Produtora