O Governo do Estado da Bahia lançou o Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Mata Atlântica da Bahia – Parceiros da Mata, uma iniciativa viabilizada por meio de um acordo de empréstimo com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O evento foi realizado nesta última quinta-feira, 06, no auditório da OAB em Jequié.
Com o objetivo é impulsionar o desenvolvimento sustentável da área rural da Mata Atlântica, atendendo às necessidades das comunidades locais.
O projeto busca solucionar desafios como baixa produtividade na agricultura familiar, vulnerabilidade às mudanças climáticas, degradação ambiental, desmatamento, além da falta de abastecimento de água potável e saneamento básico em comunidades rurais. A atuação do projeto está dividida em quatro frentes:
Componente 1: Promoção de sistemas produtivos resilientes e iniciativas de proteção e recuperação ambiental.
Componente 2: Segurança hídrica e saneamento rural.
Componente 3: Fortalecimento institucional e gestão do conhecimento.
Componente 4: Gestão do projeto.
Foco na melhoria da qualidade de vida
A iniciativa visa promover a transformação produtiva sustentável nos Territórios de Identidade Baixo Sul, Litoral Sul, Vale do Jiquiriçá e Médio Rio das Contas, todos inseridos no Bioma Mata Atlântica.
O presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, apresentou o programa durante um evento que reuniu diversas autoridades, prefeitos do Território Médio Rio das Contas e secretários de Agriculturas e Meio Ambiente de seus respectivos municípios.
Entre os presentes, destacaram-se:
Maurício Pereira, secretário de Agricultura de Ubatã e Presidente do fórum dos secretários.
Que em sua fala ressaltou a estruturação das secretárias de agricultura e meio ambiente dos municípios.
Rita Rodrigues (CONDETER).
Marcelo Pecorelli (Prefeito de Jitaúna e presidente do CIMURC).
Zé Coca (Prefeito de Jequié).
Saulo (Prefeito de Itagi).
Betão (Prefeito de Apuarema).
Vinícius (Prefeito de Manoel Vitorino).
A Bahia contará com um investimento de quase R$ 1 bilhão para viabilizar as ações do projeto, e o município de Ubatã está inserido nesse processo, garantindo benefícios diretos para a região.
Durante o evento, o presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou a importância do apoio do governador Jerônimo Rodrigues e do prefeito Tinho do Vale, ressaltando o impacto do trabalho conjunto para o avanço do território Medio Rio das Contas. Pontas.
Ele parabenizou a atuação do prefeito Tinho, enfatizando que os avanços na região que só foram possíveis graças à parceria entre o governo estadual e a gestão do CIMURC.
Sem essa parceria não seria possível conquistar tantos avanços quando o prefeito Tinho do Vale estava a frente do CIMURC.