A Prefeitura de Ubatã, por meio da Superintendência de Serviços Públicos e em parceria com as de Educação e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, inaugurou a primeira horta escolar comunitária na Creche Maria Ricarda. O terreno, antes não utilizado, agora é um espaço produtivo, educativo e ecologicamente sustentável.
Sob a coordenação do superintendente de Serviços Públicos, Sérgio Luciano, em parceria com a secretária de Educação, Joana Angélica e secretário de Meio Ambiente, Urânio Andrade, a horta já está em plena atividade, com canteiros de leguminosas e hortaliças cultivadas no local. O projeto pretende integrar ações de preservação ambiental e promoção da segurança alimentar, além de valorizar o uso inteligente dos espaços públicos.
A produção atual tem abastecido a própria creche, tanto alunos quanto funcionários, e diante da quantidade significativa de alimentos colhidos, parte também tem beneficiado a comunidade do entorno. A proposta é que, com a ampliação da produção, esta também seja direcionada à merenda escolar de outras unidades da rede municipal.
Em diálogo com a Secretaria Municipal de Agricultura, a gestão municipal articula parcerias para garantir o destino adequado ao excedente de alimentos, ampliando o alcance do projeto. A experiência exitosa já serve de modelo para outras escolas da cidade que possuem terrenos subutilizados, com a expectativa de replicar a ação em breve.
“Quanto mais produzirmos, melhor. A intenção é ajudar e contribuir com o que temos”, destaca Sérgio Luciano.
O projeto vai além da simples produção de alimentos, semeia consciência ecológica, engajamento comunitário e mostra como iniciativas locais podem gerar impactos positivos nas escolas do município.
(Ubatã Sul)