A Prefeitura de Ubatã, por meio da Superintendência de Serviços Públicos e em parceria com as de Educação e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, inaugurou a primeira horta escolar comunitária na Creche Maria Ricarda. O terreno, antes não utilizado, agora é um espaço produtivo, educativo e ecologicamente sustentável.
Sob a coordenação do superintendente de Serviços Públicos, Sérgio Luciano, em parceria com a secretária de Educação, Joana Angélica e secretário de Meio Ambiente, Urânio Andrade, a horta já está em plena atividade, com canteiros de leguminosas e hortaliças cultivadas no local. O projeto pretende integrar ações de preservação ambiental e promoção da segurança alimentar, além de valorizar o uso inteligente dos espaços públicos.
A produção atual tem abastecido a própria creche, tanto alunos quanto funcionários, e diante da quantidade significativa de alimentos colhidos, parte também tem beneficiado a comunidade do entorno. A proposta é que, com a ampliação da produção, esta também seja direcionada à merenda escolar de outras unidades da rede municipal.
Em diálogo com a Secretaria Municipal de Agricultura, a gestão municipal articula parcerias para garantir o destino adequado ao excedente de alimentos, ampliando o alcance do projeto. A experiência exitosa já serve de modelo para outras escolas da cidade que possuem terrenos subutilizados, com a expectativa de replicar a ação em breve.
“Quanto mais produzirmos, melhor. A intenção é ajudar e contribuir com o que temos”, destaca Sérgio Luciano.
O projeto vai além da simples produção de alimentos, semeia consciência ecológica, engajamento comunitário e mostra como iniciativas locais podem gerar impactos positivos nas escolas do município.
(Ubatã Sul)
bom projeto.o projeto precisa ser ampliado para os bairros mais pobres de ubatã pois lá existem pessoas que moram em terrenos que poderiam ser utilizados para isso
ResponderExcluirlembro de pessoas passando fome em ubatã nos anos 90. como teria sido importante um pojeto desse naquela época
ResponderExcluir