IbiraPedro 2025 reúne quase 100 mil pessoas e entra para a história de Ibirapitanga
Com um público estimado em quase 100 mil pessoas durante os três dias, o IbiraPedro 2025 encerrou neste domingo (06), na Praça de São Pedro, em Ibirapitanga, a cidade das águas, com um verdadeiro espetáculo de organização, segurança, e atrações de peso.
A noite de encerramento trouxe à cidade shows emocionantes de Bell Marques, que se apresentou pela primeira vez no município, e da banda Toque Dez, além de grandes nomes como Flor de Maracujá, Luciano Vieira, Eve Sandes, Roby e Roger e Sinho Ferrary.
O domingo começou com muita alegria para o público infantil com a realização da primeira edição do IbiraPedrinho, animado por Juca Kids, transformando a Praça de São Pedro em um verdadeiro arraial para as crianças.
A maratona de shows teve início às 17h com a banda Flor de Maracujá, levando o forró tradicional ao público. Em seguida, Luciano Vieira emocionou com canções autorais e sucessos do gênero. Eve Sandes trouxe uma apresentação marcante com presença de palco e repertório dançante. A dupla Roby e Roger embalou o público com sertanejo e modão, preparando o clima para a chegada de um dos momentos mais esperados da noite, a apresentação de Bell Marques.
Em sua estreia em Ibirapitanga, o ícone do axé fez um show vibrante, repleto de sucessos consagrados. "Fiquei impressionado com a energia desse povo e com o carinho que recebi aqui. É emocionante ver minhas músicas sendo cantadas por toda essa cidade", declarou Bell.
Na sequência, a banda Toque Dez deu continuidade ao clima contagiante e fechou sua turnê de São João com chave de ouro. “Foi uma temporada intensa, e poder encerrar aqui, com essa estrutura e esse público, é especial demais. Ibirapitanga está de parabéns”, destacou Milsinho, vocalista da banda.
Fechando a programação, Sinho Ferrary manteve o alto astral até os últimos minutos desta edição, que ficará marcada na memória de moradores e visitantes.
Representando o Secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, o analista de projetos da SETUR, Gustavo Silva, elogiou a organização do evento: “Ibirapitanga mostra como o investimento em cultura e turismo movimenta a economia e valoriza as tradições. A gestão municipal deu um verdadeiro exemplo de como se faz festa com responsabilidade, grandeza e é por isso que a Secretaria apoia.”
Durante os três dias, nomes como João Gomes, Tayrone, Iguinho e Lulinha, Kevy Jonny, Thales Lessa, Ju Marques, Cacau com Leite, entre outros, garantiram uma mistura de ritmos que agradou a todos os gostos.
O evento contou com a presença do prefeito Jé Assunção, da primeira-dama Lucélia Barbosa, da vice-prefeita Val de Gude e do ex-prefeito Gude, além de deputados além dos deputados Neto Carletto, Niltinho, Arthur Maia, Soane Galvão, o presidente estadual do Avante, Ronaldo Carletto, os prefeitos Léo da Capoeira (Itajuípe), Irmão Jairo (Camamu), Dai de Leo de Neco (Gandu), o ex-prefeito Leo de Neco (Gandu), além de secretários municipais, vereadores e lideranças políticas, também prestigiaram a festa, consolidando o IbiraPedro como um dos maiores festejos de São Pedro da Bahia.
Segurança e Saúde
Uma das grandes inovações do IbiraPedro 2025 foi o funcionamento do Centro de Comando e Controle Móvel (CICC-M), garantindo a tranquilidade dos foliões. Com 10 câmeras de videomonitoramento espalhadas pelos principais acessos e áreas do evento, e presença integrada da Polícia Militar, Bombeiros e técnicos especializados, o resultado foi um evento com que não houve ocorrências.
De acordo com a Polícia Militar, nenhuma ocorrência foi registrada no circuito da festa. Já a Polícia Civil contabilizou apenas 11 registros ao longo dos três dias.
A Secretaria Municipal de Saúde também atuou de forma estratégica, com uma unidade instalada dentro do circuito, no Posto Nelson Pinheiro. Em média, foram realizados 40 atendimentos diários, com casos leves, como alcoolemia, cefaleia e hipertensão. Apenas três encaminhamentos foram feitos ao Hospital Edvaldo Magalhães. A estrutura também ofereceu testes rápidos e distribuição de preservativos, reforçando o cuidado com a saúde preventiva.
O Conselho Tutelar registrou apenas duas ocorrências, comprovando o ambiente familiar e seguro da festa.
O IbiraPedro 2025 não só promoveu entretenimento de qualidade, mas também movimentou a economia local, gerou empregos temporários e valorizou artistas regionais. Com uma estrutura inédita, atrações consagradas e organização impecável, a Prefeitura Municipal de Ibirapitanga – Governo Trabalhando e Cuidando de Gente, coloca na história uma nova forma de realizar festas populares em Ibirapitanga.
O São Pedro de Ibirapitanga, a cidade das águas e do cacau, foi uma realização da Prefeitura Municipal de Ibirapitanga, através da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, com apoio do Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura da Bahia, Superintendência de Fomento ao Turismo (SUFOTUR) e Secretaria de Turismo (SETUR).
Fotos: Eduardo Freire e Roberto Santos