Secretários de Agricultura e Meio Ambiente do Médio Rio das Contas realizam caravana institucional em Salvador

Crédito: Divulgação

Evento organizado pelo Fórum de secretários de Agricultura e meio Ambiente do território médio Rio das contas teve como foco a ampliação das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural nos municípios do território

Representantes das secretarias municipais de Agricultura de sete municípios do Território Médio Rio das Contas participaram, entre os dias 16 e 18 de julho, de uma caravana institucional em Salvador. A iniciativa foi coordenada pelo secretário de Agricultura de Ubatã e presidente do Fórum Territorial de Secretários de Agricultura, Maurício Pereira, e contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), por meio do agente territorial André Figueredo






Crédito: Divulgação

Com uma agenda voltada ao diálogo com órgãos estaduais e federais, a caravana teve como principal objetivo articular políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar e ampliar a interlocução técnica e institucional em benefício dos municípios de Ibirataia, Jequié, Aiquara, Ubatã, Gongogi, Jitaúna e Barra do Rocha.

Crédito: Divulgação

“Trata-se de uma ação estratégica, construída de forma coletiva, visando ampliar o acesso dos municípios a programas essenciais para o meio rural. O diálogo com os órgãos competentes é fundamental para que possamos superar entraves e qualificar as ações desenvolvidas em nosso território”, afirmou Maurício Pereira.

Agenda técnica e encaminhamentos

Durante os três dias de atividades, a comitiva foi recebida por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) Osnir Cardoso, Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) Emanuel Carneiro, Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE- Sol) Wencrslau Junior, BahiaTer Diretora Marise Caribé, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES) Fernanda Silva e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) superintendente Tita.


Crédito: Divulgação

Entre os principais temas discutidos estiveram a reestruturação das secretarias municipais, ampliação da assistência técnica, regularização de convênios, execução de programas como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Parceiros da Mata, CRED BAHIA, PAA Leite e Cozinhas Solidarias, além da articulação para agendas integradas entre as pastas de Agricultura e Assistência Social.

Também foi apresentada a proposta de criação de um Termo de Concessão entre os municípios para facilitar a implementação de ações territoriais, bem como a sugestão de estabelecimento de um fundo institucional próprio para o Fórum Territorial, voltado à viabilização de ações conjuntas.

Integração institucional e cooperação entre municípios

A caravana representou um passo importante para o fortalecimento do diálogo entre os municípios e os entes estaduais e federais, permitindo avanços na coordenação das políticas públicas voltadas ao meio rural. A integração entre as gestões municipais tem se mostrado essencial para superar desafios comuns e promover melhorias sustentáveis nas comunidades rurais da região.

Crédito: Divulgação

“Nosso objetivo é construir um modelo de cooperação entre os municípios que garanta maior eficiência na aplicação das políticas públicas. A agricultura familiar é uma prioridade e requer planejamento técnico, articulação política e continuidade nas ações. Este movimento segue essa direção”, concluiu Amanda Carvalho.

(Ubatã Sul) 


Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Ubatã Sul Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato