Na manhã desta quinta-feira, 24, o Secretário Municipal de Saúde, Maikel Douglas, participou do quadro "Fala, Secretário", durante o Programa Primeira Página, na Rádio Povo. A entrevista teve por objetivo apresentar as últimas iniciativas da pasta, trazer assuntos de interesse da população e esclarecer dúvidas.
O secretário abordou a ampliação da oferta de atendimentos especializados na Policlínica de Ubatã, como cardiologia (com ecocardiograma), ginecologia, psiquiatria infantil, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional e destacou ainda o Programa TeAcolhe, voltado ao atendimento de crianças atípicas, que passará a contar com psiquiatra formado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
A infraestrutura das unidades de saúde em Ubatã foi outro assunto abordado durante a entrevista. A Unidade de Saúde Zerley Ramos, no bairro São Raimundo, recebeu um investimento de 700 mil reais em equipamentos e implantação de telemedicina, ampliando a capacidade de atendimento. De acordo com Maikel, o objetivo é levar reformas estruturais para as demais unidades de saúde do município.
Os mutirões de saúde foi outro assunto abordado durante a entrevista. O segundo mutirão de endoscopia, realizado no Hospital César Monteiro Pirajá (HMU), atendeu mais de 100 pacientes, diminuindo a fila de espera na regulação. No mês de agosto será realizado o Mutirão de Saúde da Mulher que contará com exames ginecológicos, preventivo, ultrassonografia, ações de conscientização sobre o câncer de mama e atendimentos de estética. Já para o mês de setembro está previsto mais um mutirão de oftalmologia, no qual serão realizados mais de 7 mil exames para diagnóstico de pterígio e catarata. O secretário mencionou também a Campanha Julho Amarelo, focada na detecção das hepatites virais e que segue até 28 deste mês.
Ainda no mês de agosto será lançado o Protocolo de Vacinação Noturna, voltado à imunização de animais nas zonas urbana e rural. A campanha de vacinação nas escolas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, vai continuar.
O secretário finalizou a entrevista informando as mudanças na aquisição de medicamentos. O Governo do Estado da Bahia repassará diretamente aos municípios os recursos financeiros, agilizando a aquisição. O gestor adiantou que a zona rural será contemplada com um programa de saúde, ampliando a assistência médica aos moradores da zona rural de Ubatã.
Ascom PMU