Uma influenciadora digital, que era considerada foragida da Justiça, foi presa nesta quinta-feira (23) em Salvador, durante a Operação Erva Afetiva. A ação foi deflagrada por equipes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (1ª DTE/Atlântico), unidade vinculada ao Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (DENARC).
A mulher foi localizada em um imóvel no bairro de Itapuã, onde estava escondida na residência de uma amiga. Após a prisão, ela foi levada à sede do DENARC, onde prestará depoimento e ficará à disposição das autoridades judiciais.
As investigações apontam que a influenciadora é uma das principais articuladoras de um grupo criminoso que atua em diferentes estados do país. Com mais de 300 mil seguidores, ela utilizava suas redes sociais para incentivar o consumo e o transporte de drogas, além de fornecer orientações sobre como driblar fiscalizações policiais.
A Operação Erva Afetiva, iniciada na quarta-feira (22), teve como objetivo desmantelar a rede criminosa. Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, cinco em Salvador e cinco em São Paulo e cinco de prisão. Além da influenciadora, dois homens foram presos em Lauro de Freitas e outros dois em São Paulo. Um dos suspeitos detidos na Bahia foi também autuado em flagrante por tráfico de drogas.
As apurações indicam que a mulher chegou a distribuir “kits” com cigarros de maconha durante o período natalino, em atitude de autopromoção. Ela também é investigada por comercializar a droga por meio de contatos obtidos nas redes sociais, com fornecedores identificados nos estados da Bahia e de São Paulo.
Segundo o diretor do DENARC, Ernandes Reis, a prisão foi resultado de um trabalho detalhado de inteligência e monitoramento, que permitiu à polícia localizar a suspeita e efetuar a captura de forma segura e sem resistência.
