Uma ampla operação policial foi deflagrada nas primeiras horas desta terça-feira (4) pela Polícia Civil da Bahia, visando desarticular o braço armado e financeiro de uma facção criminosa originária do Rio de Janeiro que atua no estado. Denominada Operação Freedom, a ofensiva cumpre mais de 90 mandados judiciais em bairros de Salvador, na Região Metropolitana, em municípios do interior e também no estado do Ceará.
De acordo com informações do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que coordena as ações, 31 pessoas foram presas até o momento. A Justiça também determinou o bloqueio de 51 contas bancárias vinculadas ao grupo investigado, suspeito de envolvimento em homicídios e no tráfico de drogas em diversas regiões da capital baiana.
As autoridades acreditam que o avanço das investigações permitirá a elucidação de pelo menos 30 assassinatos cometidos em Salvador, atribuídos à atuação da organização.
A operação conta com o apoio da Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e de unidades especializadas da Polícia Militar, como o Bope, BPatamo, BPChoque, Esquadrão Águia, Cipe Polo e Rondesp. Também participam equipes da Polícia Civil do Ceará e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-BA).
Cerca de 400 agentes estão envolvidos na ação, que busca apreender armas, bens e capturar lideranças, além de interromper o fluxo financeiro que mantém a estrutura criminosa. O trabalho conjunto tem como meta enfraquecer a capacidade operacional da facção e conter o avanço da violência em áreas sob sua influência.
* Com informações do Bahia Notícias

