Moradores, vereadores e representantes de entidades de Ubatã participaram, nesta última quinta-feira (5), de uma visita à Mina Santa Rita, durante uma edição do Atlantic Nickel Tour, promovido pela empresa Atlantic Nickel. O encontro apresentou detalhes da operação da mineradora, além de informações sobre a Barragem Santa Rita e os sistemas de segurança adotados no local.
Durante a programação, a gerente de Barragem da empresa, Daise Damasceno, explicou como funciona a estrutura e apresentou o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). Segundo ela, a barragem conta com método construtivo considerado seguro e monitoramento constante, com sensores automatizados, análises técnicas, inspeções diárias e acompanhamento feito pelo Centro de Monitoramento Geotécnico, que funciona todos os dias, durante 24 horas.
Os participantes também visitaram o Centro de Monitoramento Geotécnico, onde acompanharam o controle das informações em tempo real, e estiveram no Mirante da Barragem, espaço que permite visualizar toda a estrutura e entender melhor o sistema de contenção de rejeitos utilizado pela empresa.
Participaram da visita o diretor de defesa Civil Fabiano Ramos o vice-presidente da Câmara e vereador Juliano, os vereadores Paulo Silva, Diego, Junior de Reinan e Manoel Bonfim, além do secretário de Meio Ambiente, Urânio Andrade, Mariluci Pires, diretora do Sindicato Rural de Ubatã, representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente e a equipe do site Ubatã Sul.
A empresa informou que moradores e interessados podem buscar esclarecimentos e enviar questionamentos por meio da Ouvidoria, através do canal “Na Escuta”, pelo WhatsApp (73) 98109-3908 ou pelo telefone 0800 000 2277, com atendimento de segunda a sexta-feira.
(Ubatã Sul)


