Intolerância: Terreiro de umbanda é alvo de bomba e praticantes são espancados em SP

|

Jonhatan Briuto, de 25 anos, 
foi transportado de ambulância até hospital após ser agredido
Imagem: Arquivo pessoal

Um grupo de pelo menos 30 pessoas atacou um terreiro de umbanda, na noite de segunda-feira (03), em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Um dos praticantes da religião foi espancado e teve alguns dentes da boca quebrados durante o ataque. 


Os pais e mães de santo vítimas do ataque acreditam que o motivo seja intolerância religiosa. A Polícia Civil da cidade investiga o caso.


Pais e mães de santo participavam de uma reunião religiosa quando, por volta das 23h30, o terreiro foi invadido pelos agressores, que jogaram uma bomba caseira dentro do espaço. Houve tumulto e, quando tentaram deixar o espaço, os religiosos foram atacados com pedradas, pauladas, socos e pontapés.


Solange Brito, 51, mãe de santo e uma das organizadoras do terreiro, conta que 12 pessoas estavam presentes no local no momento do ataque. "Foi a quarta vez que jogaram bombas. Nesse episódio, havia um bebê, que chegou a desmaiar. Quando saímos, eles vieram com paus e pedras pra cima da gente", contou...


Ela relata que um de seus filhos, Jonhatan Brito, 25, que também estava no local, foi cercado pelos agressores e agredido. Ele precisou ser transportado de ambulância até uma unidade de saúde para receber atendimento médico. 


"Bateram na cara do meu menino, depois rasgaram a boca dele. Ele chegou a convulsionar. Ele foi atendido na unidade de saúde do bairro, ficou um dia internado, e perdeu todos os dentes da frente", contou...


Solange conta que os agressores são pessoas do próprio bairro e que a religião é a causa do conflito. "Eles ficam caçando pretexto para arrumar confusão, ofendem a gente", explica ela, que admitiu que chegou a tomar satisfação com as pessoas que jogaram a bomba. 


"Eu fui a primeira a sair, fui ver quem tinha jogado bomba, mas já fui xingada assim que sai. Nossa gente tomou as dores, e ai houve uma grande confusão", disse...


"Eu moro na rua do terreiro, tacaram bomba, mas ninguém viu quem foi. Pessoas foram atingidas no terreiro, acho que todos deveriam ter respeito. Cada um tem sua crença", disse ela, que ressaltou, entretanto, que a postura dos praticantes da religião piorou o problema. 


"Eles acusaram alguns meninos que estavam em uma laje, saíram para tomar satisfação e aí virou um tumulto. Mas não foram os meninos que jogaram a bomba", ressaltou. Procurada, a Polícia Civil de Ribeirão Preto informou que a denúncia foi registrada e que irá investigar a autoria do ataque.

Fonte: Eduardo Schiavoni
Colaboração para o UOL, em Ribeirão Preto (SP)
06/02/2020 17h22

0 comentários:

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Ubatã Sul Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

 

©2011 Ubatã Sul Notícias: Confiança e credibilidade nas notícias | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga -Ícone Produtora