PIX deve lançar função offline ainda em 2021, diz Banco Central

|


Foto: Reprodução/Banco Central


Nesta terça-feira (13), o Banco Central (BC) anunciou que novidades para o sistema Pix estão previstas para este ano. Uma das funcionalidades é o QR Code do Pagador, que possibilitará a realização de um Pix mesmo quando o pagador estiver off-line. O Pix deve lançar função offline até o fim deste ano.

Por meio do QR Code do Pagador, o usuário poderá fazer pagamentos em estabelecimentos comerciais ou transferências mesmo quando não há acesso à internet. O Banco Central espera que este modelo esteja disponível aos usuários até o final deste ano.

Thank you for watching

Com esta novidade, será possível ampliar o acesso da sociedade ao Pix, segundo o Consultor no Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC (Decem), Breno Lobo.

Ele ainda alegou que a funcionalidade poderá democratizar ainda mais o aceso dos brasileiros aos meios de pagamentos eletrônicos. Isto se deve porque muitos possuem restrição no pacote de dados.

Pix Cobrança
Em reunião plenária do Fórum Pix, também foram discutidas as evoluções e novas funcionalidades a serem implementadas no Pix Cobrança. Por meio deste recurso, o usuário conta com mais facilidade para gerenciar as cobranças de pagamentos imediatos e com vencimento.

O Pix Cobrança para pagamentos imediatos já está disponível desde o lançamento do sistema Pix. Já a opção para pagamentos com vencimento está em fase final de testes. Este recurso está previsto para estar disponível aos usuários finais a partir do dia 14 de maio.

Na agenda deste ano, outras duas funcionalidades associadas ao Pix Cobrança entraram na agenda:

Padronização de arquivo: O Banco Central decidiu padronizar os arquivos de remessa e retorno que viabilizam transações em lote, como geração, alteração e cancelamento das cobranças e verificação de pagamento, mudança e cancelamento das cobranças.

Pix Duplicata: esta funcionalidade possibilitará o pagamento nos casos em que a cobrança PIX esteja ligada a uma duplicata, também viabilizando a antecipação de cobranças no Pix. O recurso está previsto para o ano que vem.

Saque por meio do Pix
Esta novidade prevê a possibilidade de usar o Pix para retirar dinheiro em espécie. O Banco Central espera aumentar a capilaridade de pontos de saque aos usuários finais. Da mesma forma, o BC busca melhorar as condições de oferta de saque pelas instituições. (Fonte: Fdr)

0 comentários:

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Ubatã Sul Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

 

©2011 Ubatã Sul Notícias: Confiança e credibilidade nas notícias | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga -Ícone Produtora