Espécie asiática de percevejo 'comilão' chega ao Brasil e acende alerta

|

 
O inseto invasor com pintinhas vermelhas nas costas é um indivíduo na fase juvenil

Pesquisadores brasileiros, especializados no estudo de insetos, descobriram que uma espécie exótica de percevejo, do gênero Erthesina fullo, chegou ao Brasil. Possivelmente trazido em um navio de contêineres, o inseto, originário do Sudeste Asiático e considerado uma praga para a biodiversidade e a agricultura, já foi avistado em diversos bairros da cidade de Santos, no litoral de São Paulo.

Considerado um inseto polífago, ele é capaz de se adaptar para se alimentar de diversos tipos de plantas. Se migrar para regiões agrícolas, pode ser muito difícil combatê-lo, tornando-se uma praga que afeta plantações em pouco tempo.

O Erthesina fullo é um tipo entre vários percevejos comumente conhecidos como "maria fedida". Isso porque, ao primeiro sinal de perigo, ele libera uma substância malcheirosa no ar. Apesar de inofensivo para os seres humanos, ele é extremamente adaptável e voraz. Na China, se alimenta de mais de 57 tipos de plantas, incluindo árvores frutíferas. Algumas economicamente importantes, como as culturas de kiwi, pera, pêssego, maçã e romã.

A descoberta dessa espécie no Brasil ainda é um assunto novo e muito cedo para prever se poderá se tornar um risco para a biodiversidade e a agricultura brasileiras. Mas ela tem potencial para se alastrar e se tornar uma praga. Em habitats quentes, é capaz de se reproduzir com facilidade. Em um único ano, essa espécie pode produzir de duas a três gerações inteiramente novas.

(UOL)

0 comentários:

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Ubatã Sul Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

 

©2011 Ubatã Sul Notícias: Confiança e credibilidade nas notícias | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora