UBATÃ: SEBRAE DA INÍCIO AO PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA; PREFEITO TINHO DO VALE VISA O DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO UBATENSE

|

 

Urânio Andade e Alessandra Brito -Foto: Virgo Lopes


Foi realizado na tarde de quinta-feira, 14, na Câmara Municipal de Ubatã a 1ª etapa do programa CIDADE EMPEENDEDORA. Alessandra Brito, consultora SEBRAE, deu inicio aos trabalhos focando na melhoria do ambiente de negócios, empreendedorismo e competitividade empresarial.

O comitê Gestor, composto pelo prefeito Tinho do Vale, CDL, ACESU, representantes do poder público e sociedade civil organizada. Terá dois anos de auxilio focado no desenvolvimento empreendedor de Ubatã.


Foto: Virgo Lopes
 


O Programa Cidade Empreendedora da Bahia é uma estratégia de políticas públicas do SEBRAE/BA para apoiar as gestões municipais na construção de suas ações para o desenvolvimento local e o fortalecimento dos pequenos negócios. O programa parte da premissa que as atividades empreendedoras produzem efeitos positivos nos níveis de renda e riqueza dos municípios e, portanto, devem ser estimuladas por meio de mecanismos próprios do setor público que favoreçam a qualidade do ambiente de negócios.


Foto: Virgo Lopes

Para realização do Programa é constituído um Comitê Gestor, composto por representantes do poder executivo e da sociedade civil organizada, com intuito de acompanhar e monitorar as ações do Cidade Empreendedora no município e sobretudo garantir que os benefícios da Lei Geral cheguem aos pequenos negócios, pensar o desenvolvimento a partir das oportunidades locais, fomentando o empreendedorismo, e pensando em iniciativas que possam fazer com que os recursos do município sejam otimizados, garantindo a inclusão produtiva, o crescimento econômico e a emancipação social a partir de seus cidadãos empreendedores.

O Programa tem como base cinco eixos de atuação (Inovação e sustentabilidade; Desburocratização; Educação Empreendedora; Compras públicas; Gestão pública).

“No encontro de hoje foi discutida a temática de políticas públicas e apresentado ao grupo o formato e metodologia do programa. Amanhã será realizado um diagnóstico do município, em cada um dos eixos de atuação do Cidade empreendedora, com intuito de elaborar um plano de ação,  a ser realizada em 2022 e 2023,” afirmou.

“Esse plano de ação será realizado pelos grupos de trabalho que serão constituídos amanhã, (15)”, disse.

“Os grupos de trabalho (GT) será formado por técnicos especialistas em suas áreas, detentores do conhecimento e que possam colaborar com informações e dados, com o diagnóstico e com as consultorias que serão implementadas.”

“Esse ano teremos as seguintes consultorias (trilhas):

Sala do Empreendedor

Compras da Agricultura Familiar

Educação Empreendedora

Além de um curso online de 20h intitulado:  Agenda 2030 e a Gestão Municipal

Em 2023 teremos as outras trilhas, a saber:

Rede Simples

Compras estratégicas

Além do curso de Gestão pública 4.0"

“E o trabalho com os membros do Comitê Gestor que será realizado até novembro de 2023”, finalizou Alessandra Brito, consultora SEBRAE.

0 comentários:

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Ubatã Sul Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

 

©2011 Ubatã Sul Notícias: Confiança e credibilidade nas notícias | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga -Ícone Produtora