Professores e estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC aprovaram para esta quarta-feira, (18), uma paralisação de 24 horas das atividades acadêmicas, com fechamento dos portões. A mobilização também vai contar com apoio dos servidores técnicos, mas sem interrupção das atividades administrativas.
A paralisação é uma resposta da comunidade acadêmica ao Governo da Bahia, que tem se negado a atender as reivindicações das categorias. Apesar das reuniões realizadas durante esse ano, o governo não tem apresentado soluções para uma série de pautas, impedindo o avanço das negociações.
Em comunicado recente, o governo anunciou a contratação de 638 professores e técnicos para as quatro universidades estaduais. Para a UESC, 51 profissionais serão contratados, sendo a maioria em caráter temporário. A medida, entretanto, não resolve de forma definitiva o problema da falta de pessoal nos cursos e setores da instituição, além de se limitar a apenas um item de reivindicação, deixando de fora outros considerados igualmente cruciais para o funcionamento da universidade.
Entre as reivindicações desta mobilização, estão pontos referentes aos direitos trabalhistas, melhora da política de permanência e assistência estudantil, mais orçamento para a universidade e retomada da autonomia administrativa.
Docentes das outras três universidades estaduais da Bahia (UESB, UNEB e UEFS) também vão parar as atividades por 24 horas no dia 18.
*Fábio Roberto Notícias
0 comentários:
Postar um comentário
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Ubatã Sul Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.