A Escola Municipal Luiz Viana Neto, em Ubatã, recebeu nesta quinta-feira, 15, mais uma ação da Campanha Faça Bonito, de enfrentamento ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. O evento contou com as presenças da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, 55ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), educadores e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.
A atividade proporcionou um ambiente de aprendizagem, reflexão e conscientização sobre a importância da proteção de crianças e adolescentes e responsabilização pelos atos que configuram abuso.
A palestra foi conduzida pela assistente social do CREAS, Ana Paula Refosco, que destacou a necessidade de fortalecer a rede de apoio às crianças e adolescentes, além de ensinar formas de identificar e denunciar situações de risco e as penalidades estabelecidas por lei aos responsáveis pelo crime.
"Esta atividade teve por objetivo fortalecer o papel da escola como espaço de escuta, proteção e prevenção, estimulando os jovens a conhecerem seus limites, respeitar o outro e saber quando e como buscar ajuda", ressaltou Ana Paula.
Durante o evento foram abordados temas como segurança online, respeito à dignidade da criança e do adolescente e canais de denúncia, como o Disque 100, proporcionando aos alunos informações essenciais para sua proteção.
"Este momento é uma aproximação entre a Polícia Militar, o CREAS e as crianças e adolescentes, mostrando que eles podem ter uma vida melhor", destacou o Subtenente Zames.
A Escola Luiz Viana Neto abraçou a ação reconhecendo a importância da parceria com as instituições e a gestão para incentivar a participação ativa da comunidade escolar no enfrentamento desta triste realidade.
"Precisamos dessa parceria com as instituições, para levarmos aos nossos estudantes uma palavra de conscientização, mas também de afeto e responsabilidade. Estamos muito agradecidos por este evento", afirmou o Diretor da unidade escolar, Gilvan Nascimento.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações promovidas em Ubatã ao longo do mês de maio, reforçando o compromisso da gestão com a proteção dos direitos da criança e do adolescente para terem um futuro melhor.
Ascom/PMU