O Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Maurício Pereira, participou na última quarta-feira, 09, de reunião de apresentação das comunidades selecionadas no âmbito do Projeto Parceiros da Mata.
O encontro, realizado na sede do Sindicato Rural, em Ipiaú, teve por objetivo apresentar as estratégias de atuação junto às comunidades contempladas, fortalecendo a agricultura familiar no Território Médio Rio das Contas.
De acordo com o secretário, a partir do recorte feito, foram selecionadas as comunidades situadas na zona rural de Ubatã, a exemplo de Água Branca, Coculo, Dois Irmãos da Mata, Barreiro e Uruçu. Dessas localidades, serão selecionadas as famílias que seguirem os critérios de participação, como cadastro no CadÚnico Rural e com propriedades de até 5 hectares. A partir disso, receberão a assistência de técnicos vinculados à Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
"Este primeiro momento foi para definir de que forma serão desenvolvidos os projetos estruturantes nas comunidades e como será o atendimento da Assistência Técnica. A perspectiva é que dentro de 3 meses os técnicos cheguem à Ubatã para fazer os atendimentos e trazendo desenvolvimento para o nosso município", afirmou.
O Projeto Parceiros da Mata é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à SDR. Com o objetivo de atuar no bioma Mata Atlântica, o projeto tem por objetivo tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais, com foco na melhoria de renda e segurança alimentar e a preservação ambiental.
Ascom PMU