Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 24, no fórum de Ubatã, uma reunião de alinhamento entre representantes do Ministério Público, o advogado do Sindicato dos Guardas e Vigilantes, Davi Pedreira, integrantes da categoria, o prefeito Tinho do Vale, o controlador do município, Alexandre Curriel, além dos advogados Paulo César Silva e Yan Nascimento, que representaram a Procuradoria Jurídica do Município.
O encontro teve como pauta central a discussão sobre a criação da Guarda Civil Municipal, com a possibilidade de aproveitamento dos atuais vigilantes e policiais administrativos para compor os trabalhos. Outro ponto debatido foi a atuação dos servidores municipais na fiscalização do trânsito local, tendo em vista que o município dará início ao processo de municipalização do setor.
Como encaminhamento, ficou definida a elaboração de lei municipal para instituir a Guarda Civil Municipal, a realização de concurso público para o provimento de vagas, bem como a criação da lei que regulamentará a municipalização do trânsito. Também foi discutida a integração dos vigilantes e policiais administrativos como suporte à futura Guarda, com a possibilidade de compensações.
A partir de agora, os trâmites seguem para a fase burocrática, com a elaboração de documentação entre os setores de Controle e Jurídico do município. O prefeito Tinho do Vale manifestou interesse em atender tanto aos pleitos da categoria quanto às demandas da comunidade.
(Ubatã Sul)