Homem de 59 anos é apontado como líder de rede criminosa na Chapada Diamantina
A Polícia Civil da Bahia cumpriu, na manhã nesta última quinta-feira (2), em Seabra, um mandado de prisão temporária contra um empresário de 59 anos, do ramo de hotelaria, investigado por exploração sexual de adolescentes no município de Lençóis, na Chapada Diamantina. Segundo as investigações, ele é apontado como chefe de uma rede criminosa dedicada à exploração sexual infantojuvenil na região.
Até o momento, seis possíveis vítimas foram identificadas, com idades entre 12 e 17 anos. De acordo com a apuração, as adolescentes eram aliciadas em troca de dinheiro, presentes e viagens, além de serem levadas para pousadas de propriedade do investigado, onde ocorriam a maior parte dos abusos. Os crimes vinham acontecendo há pelo menos dois anos e incluem estupro de vulnerável, favorecimento da prostituição de menores e induzimento à fuga.
O delegado Matheus Oliveira, titular da Delegacia Territorial de Lençóis e responsável pelas investigações, explicou que o esquema funcionava em cadeia. “Foi constatado que o investigado oferecia vantagens materiais aos próprios adolescentes para que convencessem amigas a se relacionarem com ele. Dessa forma, as jovens recrutavam outras garotas. Agora seguimos a linha investigativa de que outros adultos também participavam da rede criminosa, o que será aprofundado nas diligências, inclusive com a perícia nos celulares do homem, onde já identificamos mais indícios”, afirmou.
Após tomar conhecimento do inquérito, o suspeito deixou Lençóis e passou a ser monitorado pela polícia. Nesta quinta-feira, equipes do Grupo de Apoio Técnico e Tático Operacional (GATTI/Diamantina), da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra), localizaram o empresário no centro de Seabra e cumpriram a ordem judicial.
O preso foi conduzido à unidade policial e está à disposição da Justiça. As investigações prosseguem para identificar outras possíveis vítimas e pessoas envolvidas no esquema.
Pedro Moraes / Ascom-PCBA