A Unidade de Saúde da Família LEM (Maternidade) realiza nesta sexta-feira 24 de novembro, uma mobilização voltada à saúde masculina dentro da campanha Novembro Azul.
O evento inclui coleta do exame PSA, utilizado para rastreamento de alterações na próstata, e será destinado a homens a partir de 40 anos de idade. O atendimento terá início às 8h, na sala de espera da unidade.
De acordo com a orientação divulgada pela equipe de saúde, homens sem histórico familiar de câncer de próstata devem iniciar a realização do exame a partir dos 50 anos. Já aqueles com histórico familiar são orientados a começar o acompanhamento aos 40 anos, ou até 10 anos antes do diagnóstico mais precoce registrado entre parentes.
A recomendação também contempla homens com outros fatores de risco, que devem iniciar o rastreamento aos 45 anos, mesmo que não haja casos da doença na família.
A mobilização destaca a importância do diagnóstico precoce na redução da mortalidade por câncer de próstata.
A equipe da USF-LEM destaca que o cuidado com a saúde masculina deve ser contínuo e que a participação no Novembro Azul representa um passo fundamental para a prevenção e o bem-estar da população masculina do município.
(Ubatã Sul)


