A Polícia Militar da Bahia oficializou, nesta quarta-feira, 10 de dezembro, o retorno dos municípios de Ubatã e Gongogi à área da 61ª Companhia Independente da PM (CIPM/Ubaitaba). A alteração consta na edição do Diário Oficial do Estado e redefine a distribuição territorial da unidade.
Ubatã e Gongogi, que por muitos anos permaneceram sob responsabilidade da 61ª CIPM, haviam sido remanejados para a 55ª CIPM/Ipiaú em junho de 2024, durante um processo de reorganização interna da corporação. Com a nova portaria, os dois municípios voltam para a estrutura original, restabelecendo o agrupamento tradicional da companhia.
Com a atualização, a 61ª CIPM passa a atuar novamente em Ubaitaba, Aurelino Leal, Ibirapitanga, Ubatã e Gongogi. Já Itapitanga, anteriormente vinculada ao comando de Ubaitaba, foi transferida para o 15º Batalhão da PM, sediado em Itabuna.
A Polícia Militar ainda não divulgou a data da solenidade que marcará oficialmente as mudanças decorrentes da redistribuição territorial. A unidade permanece sob a liderança do Major Kleiton Carvalho.
(Ubatã Sul)
